O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) está elaborando o Planejamento Estratégico para o sexênio de 2021 a 2026, instrumento de gestão que norteará a atuação do Poder Judiciário paranaense nos próximos seis anos.
Atualmente, estão sendo realizadas reuniões setoriais, com a participação de gestores de áreas estratégicas do TJPR, a fim de discutir e definir os indicadores e metas para o Planejamento Estratégico do período.
As reuniões têm ocorrido pela plataforma Microsoft Teams e as definições são formuladas coletivamente, em diálogo acessível e aberto, conforme previsões da Resolução nº 325/2020 do Conselho Nacional da Justiça (CNJ), que dispõe sobre a Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021-2026.
Durante esse processo de elaboração, busca-se alinhar todos os objetivos e indicadores estratégicos aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com o intuito de internalizar, difundir e auxiliar o processo de implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).
Após a tramitação interna, o texto final do Planejamento Estratégico será encaminhado para apreciação do Órgão Especial.
Objetivos Estratégicos do Poder Judiciário do Estado do Paraná 2021-2026
Os Objetivos Estratégicos para o sexênio 2021-2026 foram definidos a partir da Estratégia Nacional do Poder Judiciário, proposta pelo CNJ, e foram validados pela Comissão de Elaboração do Planejamento Estratégico do TJPR:
01 – Garantia dos direitos fundamentais;
02 – Fortalecimento da relação institucional do Judiciário com a sociedade;
03 – Agilidade e produtividade na prestação jurisdicional;
04 – Enfrentamento à corrupção, à improbidade administrativa e aos ilícitos eleitorais;
05 – Prevenção de litígios e adoção de soluções consensuais para os conflitos;
06 – Consolidação do Sistema de Precedentes Obrigatórios;
07 – Promoção da sustentabilidade;
08 – Aperfeiçoamento da Gestão da Justiça Criminal;
09 – Aperfeiçoamento da Gestão Administrativa e da Governança Judiciária;
10 – Aperfeiçoamento da Gestão de Pessoas;
11 – Aperfeiçoamento da Gestão Orçamentária e Financeira;
12 – Fortalecimento de tecnologias da informação (TIC) e de proteção de dados.
Participação Popular
A participação popular foi garantida por meio de consulta pública disponibilizada no site do TJPR, em setembro do ano passado.
Leia: Por reproduzir “trade dress”, empresa deve se abster de comercializar linha de calçados
Contudo, ainda é possível participar da elaboração do Planejamento Estratégico do Poder Judiciário do Estado do Paraná – 2021-2026. Quem tiver interesse em sugerir indicadores estratégicos, metas para o próximo sexênio, projetos e programas a serem incluídos no instrumento de gestão, pode entrar em contato por meio do endereço eletrônico: gestaoestrategica@tjpr.jus.br