No mês de março, foram aprovados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (NOS) os temas regulatórios prioritários para o ano de 2023.
Com a evolução da geração distribuída, o ONS considerou como principal prioridade o tema dos recursos energéticos distribuídos, por meio de tratativas regulatórias para a integração e uma operação segura do Sistema Interligado Nacional (SIN), num modelo setorial mais descentralizado.
Outro tema que foi objeto de destaque pelo ONS, é o acesso ao sistema de transmissão. Sobre o tema, serão discutidas possíveis ações para viabilização de um processo mais eficiente para o acesso de fontes renováveis ao sistema de transmissão, como o aperfeiçoamento de garantias para contratação do uso do sistema.
O ONS ainda definiu como prioridades o aprimoramento dos serviços ancilares, para prover mais flexibilidade e eficiência à operação, e a resposta à demanda – com a proposta de estruturação de um processo concorrencial de contratação de um produto de disponibilidade, com o intuito de ser mais uma opção de recurso à operação do sistema no atendimento à demanda máxima.
Por fim, a operação e o preço foram mantidos entre os temas considerados mais importantes pelo ONS, com a previsão de atuação regulatória focada em propostas de modernização do setor, melhorias nos dados, processos e modelos utilizados atualmente.