Nova reunião para apuração do apagão do SIN  

0
194

No dia 1º de setembro de 2023, foi realizada uma segunda reunião para analisar o evento de desligamento em cadeia, ocorrido em 15 de agosto de 2023, no Sistema Interligado Nacional (SIN). O Operador Nacional do Sistema (ONS) apresentou novas conclusões, com análises que indicam que o Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC) teve um desempenho satisfatório nas regiões Sudeste, Centro-Oeste, Sul e Nordeste. 

De acordo com o ONS, a atuação adequada do ERAC conseguiu interromper a propagação dos desligamentos em cascata no sistema, mantendo cerca de 70% da capacidade de geração de energia do país, conforme declarado durante a reunião. 

No entanto, na região Norte, que foi a mais afetada pela perturbação, o ERAC não foi capaz de restaurar o equilíbrio entre a demanda de energia e a capacidade de geração na mesma velocidade, resultando na interrupção do fornecimento de energia nessa região. 

O ERAC é um sistema especial de proteção (SEP) projetado para restaurar o equilíbrio entre a demanda de energia e a capacidade de geração do sistema após eventos significativos, como o ocorrido em 15 de agosto. Quando ocorre uma perda substancial de capacidade de geração, o consumo de energia é reduzido proporcionalmente para estabilizar o sistema, permitindo a posterior recomposição da carga. 

Vale relembrar que, durante a primeira reunião do Relatório de Análise de Perturbação (RAP), ocorrida em 25 de agosto de 2023, o ONS apresentou os resultados iniciais de suas investigações, os quais haviam identificado o desligamento da linha de transmissão Quixadá–Fortaleza II, localizada no Ceará e de propriedade da Chesf, como o evento inicial da ocorrência. Além disso, constatou-se que as fontes de geração próximas a essa linha não atenderam às expectativas em relação ao controle de tensão. 

O ONS enfatiza a complexidade do evento ocorrido em 15 de agosto de 2023 e continua a aprofundar suas análises. Com base nas conclusões obtidas, o ONS concluirá o RAP, que será divulgado após receber contribuições dos envolvidos no evento, no prazo máximo de 17 de outubro de 2023.