Níveis de reservatórios atingem recorde na década

0
187

O período úmido de 2023 tem sido intenso e os níveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas nos diversos subsistemas do Sistema Interligado Nacional – SIN se encontram elevados. Isso se reflete em custos mais baixos para a energia, uma vez que as hidrelétricas, mais baratas, são capazes de atender uma parcela maior da carga, evitando o uso de usinas termelétricas, mais caras. Além disso, as chuvas podem afetar negativamente a demanda por energia elétrica, já que consumidores residenciais tendem a consumir menos em dias chuvosos, que costumam ter temperaturas mais amenas.

Ademais, as usinas hidrelétricas vêm realizando vertimentos – isto é, deixando que o excesso de água seja liberado – dos reservatórios em situação limítrofe de capacidade. Neste particular, interessa ressaltar que a Portaria MME nº 49/2022 autoriza a exportação da energia elétrica gerada quando ocorram vertimentos turbináveis, o que pode ser uma oportunidade de negócios para as comercializadoras habilitadas.

O enchimento dos reservatórios permite que se atravesse o período seco com menor ativação de usinas termelétricas. A esse respeito, inclusive, a ANEEL publicou recentemente a Resolução Normativa nº 1.053/2022, com os critérios de despacho de usinas termelétricas por restrição elétrica, com deslocamento de geração hidráulica.