MME anuncia pacote de medidas para fortalecer segurança da rede de transmissão

0
160

Torres de transmissão integrantes do Sistema Interligado Nacional – SIN sofreram ocorrências e indisponibilidades nas últimas semanas, o que, para as autoridades, podem estar relacionadas a atos de vandalismo e/ou sabotagem. Diante disso, o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, declarou que iria implementar ações para aperfeiçoar a segurança das redes de transmissão. Dentre as medidas anunciadas, incluem-se a implantação de sistemas de drones e monitoramento remoto.

Diversas entidades do setor também se movimentaram em função do ocorrido. A Frente Parlamentar de Recursos Naturais e Energia oficiou o Ministro de Minas e Energia para se colocar à disposição para colaborar quanto ao tema. O Operador Nacional do Sistema – ONS e o Fórum das Associações do Setor Elétrico sugeriram que fosse criado um fórum permanente para orientação das ações a serem tomadas. O Governo já criou um gabinete de monitoramento do setor elétrico (o Gabinete de Acompanhamento da Situação do Sistema Elétrico Brasileiro), porém, com funções de intervenção em momento de crise. A proposta do ONS vai no sentido da criação de um fórum perene, voltado ao debate e aperfeiçoamento contínuos da regulação e processos.

Desde o início do ano, foram noticiados possíveis casos de vandalismo e/ou sabotagem em São Paulo, Rondônia e no Paraná, em um total de 4 torres derrubadas e 12 torres danificadas até 17/01/2022.