O anúncio feito pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, sobre a intenção de incluir sistemas de baterias no próximo leilão de reserva de capacidade, agendado para agosto deste ano, despertou grande interesse no setor energético.
![](https://www.siqueiracastro.com.br/noticias/wp-content/uploads/04/Ministro-de-Minas-e-Energia-anuncia-a-inclusao-de-sistemas-de-baterias-no-proximo-leilao-de-reserva-de-capacidade--1024x664.jpg)
Essa inclusão era esperada por empresas do setor, tendo o Ministro afirmando que a mesma poderá “fazer com que as energias intermitentes se tornem energias estáveis”. De acordo com Associação Brasileira de Soluções de Armazenamento de Energia, a inclusão das baterias vai viabilizar R$ 9,8 bilhões em investimentos.
A decisão final ainda depende da aprovação da norma pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que tem conduzido discussões sobre a inserção de sistemas de armazenamento na matriz energética nacional, sendo um item da Agenda Regulatória do biênio 2024/2025.