INPI assina acordos de cooperação durante Assembleia Geral da OMPI 

0
265

Durante a Assembleia Geral da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), realizada em Genebra no mês de julho, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) assinou importantes acordos de cooperação para promoção e aperfeiçoamento do sistema de propriedade intelectual e troca de informações entre diferentes países. 

Com o Instituto Japonês de Patentes (JPO), foi assinado acordo de cooperação que visa à troca de informações sobre a evolução dos sistemas de proteção da propriedade intelectual entre o Brasil e o Japão, além do intercâmbio sobre boas práticas, experiências de gestão e no estímulo à inovação. O acordo prevê, ainda, a colaboração entre os dois países em iniciativas para treinamentos em propriedade intelectual para as comunidades locais e para o desenvolvimento de negócios. 

No mesmo período, foi assinado o plano de trabalho 2022/2023 com o Institut National de La Propriété Industrielle, o INPI da França, que decorre do memorando de entendimento firmado entre as duas instituições em março de 2022, durante o Congresso da Associação Paulista da Propriedade Intelectual (ASPI). Em síntese, o plano de trabalho entre os escritórios do Brasil e da França viabiliza a troca de informações e treinamentos em propriedade industrial, suporte às empresas, além da luta contra a falsificação e da promoção à inovação. 

Foi também assinado pelo INPI o protocolo de intenções com a Delegação do Brasil junto à Organização Mundial do Comércio e outras organizações econômicas em Genebra (DELBRASOMC). O objetivo do protocolo, de acordo com o INPI, “é a participação de estudantes e professores do mestrado e doutorado profissional da Academia do INPI no Programa de Formação em Comércio Internacional da DELBRASOMC”. 

Os recentes acordos assinados pelo INPI vão ao encontro da promoção da proteção à propriedade intelectual no Brasil e do estímulo à inovação, viabilizando o maior desenvolvimento econômico e a dissuasão do conhecimento sobre a matéria.  

Fonte: Instituto Nacional da Propriedade Industrial.