A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou, em 03/2024, a Chamada Estratégica de Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação nº 23 (Chamada 23/2024), focada no uso do hidrogênio no contexto do setor elétrico brasileiro. Esse movimento está alinhando às diretrizes do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) e ao Programa Nacional do Hidrogênio (PNH₂).
Essa iniciativa busca impulsionar o desenvolvimento de tecnologias, modelos de negócio e infraestrutura necessária para a produção, armazenamento e utilização desse recurso, contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa da economia e promovendo oportunidades de negócio no setor elétrico brasileiro.
A Chamada 23/2024, estruturada em duas modalidades (“Peças e Componentes” e “Planta Piloto”), abrange desde o desenvolvimento e nacionalização de tecnologias para a cadeia do hidrogênio até a implementação de plantas de produção, utilizando fontes de eletricidade de baixo carbono. Isso inclui fontes tradicionais como hidráulica, solar, biomassa e eólica, além de possibilitar a adoção de fontes como nuclear e termelétrica, desde que haja a compensação das emissões de gases de efeito estufa.